acneA acne é a queixa dermatológica mais freqüente. Trata-se de uma doença causada basicamente pelo excesso de produção de sebo e posterior infecção do folículo piloso. É dividida de acordo com sua gravidade (I a IV): variando clinicamente desde pequenos cravos até grandes nódulos e cistos. O tratamento se baseia na gravidade do quadro e se utiliza de medicações tópicas, orais e adequada higienização da pele. Normalmente se utiliza mais de um tipo de medicação para obter uma melhor resposta ao tratamento e é fundamental um acompanhamento a longo prazo, já que a melhora costuma não aparecer rapidamente após o início dos remédios.acne-grau2e3

O seu tratamento é de fundamental importância devido ao prejuízo social que esse problema causa, como: baixa estima, isolamento social, etc.

Outro ponto importante na acne é o surgimento de cicatrizes (marcas de espinhas) caso essas lesões sejam manipuladas (espremidas). Apesar de existir tratamento para essas cicatrizes o melhor mesmo é prevenir o seu aparecimento.