Alimentação balanceada, com frutas e muito líquido é a principal dica para as grávidas. Mas e a pele? Responsável pela maioria das queixas das grávidas, as manchas são inimigas das gestantes que por causa das alterações hormonais e exposição ao sol, ganham destaque nos nove meses de gestação.
A primeira dica para quem quer ter uma pele saudável durante a gravidez é o uso de cremes hidratantes. O tempo todo e durante todo o tempo. A regra é clara: hidratar!
Um dos motivos é a oleosidade da pele que aumenta durante a gestação, assim como o aparecimento de estrias e celulites. As variações hormonais são colocadas também na lista de “inimigos” da gravidez.
A boa notícia de tudo isso é que existem várias formas de prevenção para manter a pele bonita e saudável durante a gravidez e também após o parto. Na gestação, é comum que a melanina aumente no organismo facilmente observado no escurecimento do mamilo e na linha da barriga.
Para evitar o escurecimento é necessário que a grávida use bloqueador solar de fator 50, que ajuda a amenizar o escurecimento da faixa escura na barriga e também os melasmas (manchas) no rosto.
Os melasmas estão presentes em 70% da pele das grávidas e surgem durante o primeiro trimestre da gravidez, sendo ampliadas nos últimos meses da gestação quando os níveis hormonais são mais elevados.
Cerca de 90% das grávidas apresentam estrias (linhas rosadas) que podem aparecer no abdômen, coxa e mamas, entre o sexto e o sétimo mês de gestação. As estrias aparecem devido ao rápido aumento da tensão e estiramento do tecido da pele, com a ruptura de fibras de colágeno e elásticas.
Para prevenir o aparecimento de estrias, o melhor é manter um peso apropriado durante a gravidez, utilizar cremes hidratantes com vitaminas A e D.
E a principal dica de hoje: procure um dermatologista! Ele poderá lhe indicar o melhor tratamento para sua pele. Cuide da sua pele, cuide da sua saúde!